Frequência escolar

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Taxa de frequência líquida no ensino fundamental e médio - 2000/2010

A partir de 2010, considerou-se para o ensino fundamental nove anos de estudos.

Fonte: IBGE - Censo Demográfico

No Município, em 2.000, 3,9% das crianças de 7 a 14 anos não estavam cursando o ensino fundamental.

Em 2.006, o Ministério da Educação, como uma das providências para melhorar a qualidade da educação, estabeleceu a implantação do ensino fundamental de nove anos no País. Assim, passou a ser considerada a faixa etária de 6 a 14 anos para o ensino fundamental; em 2.010, verificou-se que 10,3% destas crianças não estavam na escola.

Nas últimas décadas, a frequência de jovens de 15 a 17 anos no ensino médio melhorou. Mesmo assim, em 2.010, 68,4% estavam fora da escola.

Análise para o indicador Taxa de frequência líquida no ensino fundamental e médio - 2000/2010 - Tibau - RN

Conclusão escolar

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Taxa de conclusão no ensino fundamental e médio - 2000/2010

Fonte: IBGE - Censo Demográfico

Apesar de ainda precisarmos avançar em relação à frequência escolar, o maior desafio está na conclusão.

A taxa de conclusão do fundamental, entre jovens de 15 a 17 anos, era de 14,9% em 2.000. Em 2.010, este percentual passou para 41,0%.

Quando analisado o ensino médio, os percentuais de conclusão caem significativamente. Em 2.000, dos jovens de 18 a 24 anos, apenas 15,0% acabavam o ensino médio. Em 2.010, este valor aumenta para 28,5%.

Caso queiramos que em futuro próximo não haja mais analfabetos e que a qualidade da educação melhore, é preciso garantir que todos os jovens cursem o ensino fundamental e sintam-se estimulados a continuar na escola. O percentual de alfabetização de jovens e adolescentes entre 15 e 24 anos, em 2.010, era de 95,2%.

Análise para o indicador Taxa de conclusão no ensino fundamental e médio - 2000/2010 - Tibau - RN

Meta

Meta 3 - Garantir que, até 2015, todas as crianças, terminem o ensino fundamental

Distorção idade-série

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Distorção idade-série no ensino fundamental e médio - 1999-2016

Fonte: Ministério da Educação - INEP

O aluno é considerado em situação de distorção idade-série quando a diferença entre a idade do aluno e a idade prevista para a série é de dois anos ou mais. Percebe-se que a distorção idade-série eleva-se à medida que se avança nos níveis de ensino.

Em 2.016, entre alunos do ensino fundamental, 16,1% estão com idade superior à recomendada nos anos iniciais e 52,8% nos anos finais. A defasagem chega a 59,6% entre os que alcançam o ensino médio.

Análise para o indicador Distorção idade-série no ensino fundamental e médio - 1999-2016 - Tibau - RN

IDEB

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Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - 2005/2007/2009/2011/2013/2015

Fonte: Ministério da Educação - IDEB

O IDEB é um índice que combina o rendimento escolar às notas do exame Prova Brasil, aplicado no último ano das séries iniciais e finais do ensino fundamental, podendo variar de 0 a 10.

Este Município, em 2.015, está na 5.118ª posição, entre os 5.565 municípios do Brasil, quando avaliados os alunos dos anos finais. Quando analisada a sua posição entre os 167 Municípios de seu Estado, Tibau está na 148ª posição nos anos finais. Em 2.015, o valor do IDEB nos anos iniciais foi nulo¹, não sendo possível calcular a posição no ranking nacional e estadual.

O IDEB nacional, em 2.015, foi de 5,3 para os anos iniciais em escolas públicas e de 4,2 para os anos finais. Nas escolas particulares, as notas médias foram, respectivamente, 6,8 e 6,1.

Ainda considerando o IDEB de 2.015, nos anos iniciais, somente 1.694 municípios brasileiros obtiveram nota acima de 6,0; a situação é ainda mais crítica quando se verificam os anos finais: apenas 26 municípios brasileiros conseguiram nota acima de 6,0. Ao analisar apenas os municípios do Estado, 1 deles nos anos iniciais e 0 nos anos finais obtiveram nota igual ou superior a 6,0.

1 Possíveis motivos: 1) Número de participantes na Prova Brasil insuficiente para que os resultados sejam divulgados; 2) Solicitação de não divulgação conforme Portaria Inep nº 410; 3) Sem média na Prova Brasil 2015.

Análise para o indicador Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - 2005/2007/2009/2011/2013/2015 - Tibau - RN
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