Frequência escolar
Taxa de frequência líquida no ensino fundamental e médio - 1991/2000/2010
A partir de 2010, considerou-se para o ensino fundamental nove anos de estudos.
Fonte: IBGE - Censo Demográfico
No Município, em 1.991, 21,9% das crianças de 7 a 14 anos não estavam cursando o ensino fundamental.
Em 2.006, o Ministério da Educação, como uma das providências para melhorar a qualidade da educação, estabeleceu a implantação do ensino fundamental de nove anos no País. Assim, passou a ser considerada a faixa etária de 6 a 14 anos para o ensino fundamental; em 2.010, verificou-se que 19,7% destas crianças não estavam na escola.
Nas últimas décadas, a frequência de jovens de 15 a 17 anos no ensino médio melhorou. Mesmo assim, em 2.010, 54,2% estavam fora da escola.

Conclusão escolar
Taxa de conclusão no ensino fundamental e médio - 1991/2000/2010
Fonte: IBGE - Censo Demográfico
Apesar de ainda precisarmos avançar em relação à frequência escolar, o maior desafio está na conclusão.
A taxa de conclusão do fundamental, entre jovens de 15 a 17 anos, era de 13,8% em 1.991. Em 2.010, este percentual passou para 54,4%.
Quando analisado o ensino médio, os percentuais de conclusão caem significativamente. Em 1.991, dos jovens de 18 a 24 anos, apenas 16,4% acabavam o ensino médio. Em 2.010, este valor aumenta para 40,4%.
Caso queiramos que em futuro próximo não haja mais analfabetos e que a qualidade da educação melhore, é preciso garantir que todos os jovens cursem o ensino fundamental e sintam-se estimulados a continuar na escola. O percentual de alfabetização de jovens e adolescentes entre 15 e 24 anos, em 2.010, era de 95,7%.

Distorção idade-série
Distorção idade-série no ensino fundamental e médio - 1999-2016
Fonte: Ministério da Educação - INEP
O aluno é considerado em situação de distorção idade-série quando a diferença entre a idade do aluno e a idade prevista para a série é de dois anos ou mais. Percebe-se que a distorção idade-série eleva-se à medida que se avança nos níveis de ensino.
Em 2.016, entre alunos do ensino fundamental, 14,2% estão com idade superior à recomendada nos anos iniciais e 22,9% nos anos finais. A defasagem chega a 22,9% entre os que alcançam o ensino médio.

IDEB
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - 2005/2007/2009/2011/2013/2015
Fonte: Ministério da Educação - IDEB
O IDEB é um índice que combina o rendimento escolar às notas do exame Prova Brasil, aplicado no último ano das séries iniciais e finais do ensino fundamental, podendo variar de 0 a 10.
Este município, em 2.015, está na 2.995ª posição, entre os 5.565 municípios do Brasil, quando avaliados os alunos dos anos iniciais, e na 2.874ª, no caso dos alunos dos anos finais. Quando analisada a sua posição entre os 167 Municípios de seu Estado, Pau dos Ferros está na 10ª posição nos anos iniciais e na 21ª, nos anos finais.
O IDEB nacional, em 2.015, foi de 5,3 para os anos iniciais em escolas públicas e de 4,2 para os anos finais. Nas escolas particulares, as notas médias foram, respectivamente, 6,8 e 6,1.
Ainda considerando o IDEB de 2.015, nos anos iniciais, somente 1.694 municípios brasileiros obtiveram nota acima de 6,0; a situação é ainda mais crítica quando se verificam os anos finais: apenas 26 municípios brasileiros conseguiram nota acima de 6,0. Ao analisar apenas os municípios do Estado, 1 deles nos anos iniciais e 0 nos anos finais obtiveram nota igual ou superior a 6,0.
