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Sobre o programa

Pesquisas e estudos indicar que o uso de drogas lícitas e ilícitas é decorrente da inter-relação de fatores pessoais, sociais e culturais que perpassam a vida das pessoas, constituindo se em questão de grande complexidade. Velho (1998) afirmaa:

Os constrangimentos impostos numa determinada cultura são diversos em outras. Então, é necessário compreender os códigos do contexto e a rede de significados que envolvem a sociedade em geral, os grupos específicos dentro de deternado tempo histórico. Muitos estudos têm mostrado como a atribuíção de valor positivo ou proscritivo de configurações geográficas e históricas."

VELHO, G. Nobres e anjos: um estudo de tóxicos e hierarquias. Editora FGV, Rio de Janeiro, 1998.

Compreende-se, assim, que o uso ou abuso de álcool e outras drogas não acontece por uma decisão isolada. É decorrente de inúmeros fatores.

Existem aspectos que - se apresentarem condições positivas - exercem papel fundamental como fatores de proteção, os quais contrabalançam as vulnerabilidades, reduzindo as chances de ocorrer o uso abusivo. Esses fatores se encontram na própria pessoa, na sua família, nos seus amigos, na escola, no trabalho, na comunidade em que vive e na sociedade em geral.

Com o objetivo de identificar a existência de alguns fatores nos municípios paranaenses, esta publicação faz a análise de indicadores tais como nível de renda da população, escolaridade, gravidez na adolescência, equipamentos de cultura, esporte e lazer, acesso à água potável, esgoto adequado e coleta de resíduos. Apresente também alguns indicadores sobre o uso de álcool e outras drogas relativos ao Brasil, estados e capitais, conforme disponibilidade de fontes.

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O que são as drogas

Dogras são substâncias que, quando adminstradas, produzem uma ou mais alterações no organismos. Existem ainda as drogas piscotrópicas, as quais são capaz de provocar mudanças no estado mental e comportamental, alterando o modo de agir, pensar e sentir.

As drogas são classificadas em:

Lícitas: sua comercialização é permitida por lei, como cigarros, álcool e medicamentos.
Ilícitas: sua comerciolização é proibida por lei, como maconha, LSD, ecstasy, etc.

Elas causam efeitos no sistema nervoso central dos seus usários, que dividem-se em:

- Depressoras: prejudicam o funcionamento do cérebro, tornam os movimentos mais lentos, diminuem a resposta à dor e elevam a ansiedade. Inicialmente causam euforia e em seguida sonolência. Exemplos: álcool, calmantes e inalantes.
- Estimulantes: aceleram a atividade cerebral, fazendo com que o usuário "fique ligado", cheio de energia, em estado de alerta exagerado. Exemplos: cocaína, crack, anfetaminas, nicotina e cafeína.
- Perturbadoras: causa distorção no funcionamento do cérebro, provocando delírios, alucinações e alterações na percepção. Exemplos: maconha, LSD e ecstasy.

TIPOS DE DROGAS

Conheça os tipos de drogas mais comuns no Brasil:

- Álcool;
- Tabaco;
- Maconha;
- Ecstasy;
- Ansiolíticos;
- LSD;
- Inalantes;
- Cocaína;
- Anfetaminas;
- Crack;
- Esteróides anabolizantes.

É importante obserbam que existe um agrande variedade de drogas circulando e há uma constante criação de novas substâncias.

Fonte: Material observatórios, Colégio Sesi - para educadores.

Prevenção

  • Não existe modelo ideal de programa de prevenção, tampouco melhor ou pior. Existem diferentes possibilidades de abordagem da questão, em que os fatores de proteção devem ser realçados e os fatores de risco, minimizados.

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Ambientes

Ambiente Escolar Ambiente Escolar

No contexto da escola, a prevenção se dá na medida em que são oferecidas para às crianças e aos adolescentes condições que contribuam para o desenvolvimento da sua identidade.

Ações preventivas devem fazer parte do cotidiano dos alunos, desde cedo, de forma intensiva e contínua, com forte estímulo à incorporação de hábitos saudáveis.

O apoio ao desenvolvimento interpessoal do aluno, a partir do diálogo, enfatiza a valorização da autoestima e a responsabilidade de cada um pelas próprias escolhas, auxilia na redução dos fatores de risco e ampliação dos fatores de proteção.

IMPORTANTE

+ A escolha e os pais devem focar na prevenção primário, por meio de reforço de fatores de proteção e redução de fatores de risco;

+ O educador é essencial no processo de prevenção, pois suas atitudes pessois podem ser observadas e seguidas;

+ Momentos de lazer e esporte são necessários para se ter qualidade de vida;

+ Pais e mães devem acompanhar de perto a rotina dos filhos; esclarecer sobre malefícios e consequências do consumo de drogas lícitas e ilícitas; participar da vida escolar, buscando relação de confiança e respeito.

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Ambiente Social Ambiente Social

A elaboração de uma política eficaz para o ambiente de trabalho, voltada à prevenção ao uso de ácool e outras drogas, depende do reconhecimento por parte dos dirigentes e dos trabalhores, de qual consumo realmente existe e pode afetar a segurança, as relações interpessoais e a produtividade.

Serão mais bem sucedidas ações implementadas por equipe multidisciplinar, incluindo a participação e o patrocínio das lideranças e chefias.

IMPORTANTE

+ Reconhecimento de que os quadros de abuso e dependências de drogas são passíveis de tratamento;

+ Garantia de confidencialidade para os trabalhadores usuários abusivos ou dependentes que desejarem receber ajuda;

+ Entendimento de que existem várias possibilidades de abordagem e modelos de tratamento;

+ Reconhecimento de que a família tem papel fundamental no processo de prevenção e recuperação.

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Ambiente do Trabalho Ambiente do Trabalho

Na vida, muitas das nossas decisões exigem mudanças tão fundamentais que precisam mais do que força de vontade.

Identificar aspectos positivos e negativos resultantes de nossos comportamentos e hábitos é uma estratégia para escolher maneiras de agir visando melhorar nossa qualidade de vida.

IMPORTANTE

+ Numa abordagem preventiva, há de se levar em conta as características psicológicas e sociais do público a ser atendido;

+ Com os adolescentes, é importante considerar que, geralmente, tudo come;ca no uso do álcool em encontros, festas, baladas e no uso do cigarro e da maconha;

+ O uso recreativo continuado de ácool e drogas, lícitas ou ilícitas, pode se tornar abusivo e levar à dependência;

+ Pessoas que já demonstram uma relação de dependência têm dificuldades em reconhecer que precisam de ajuda;

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